O mancal de deslizamento é um órgão de máquinas que servem de apoio para guias e para eixos em rotação. O mancal de deslizamento esta sujeito a força de atrito. Tais forças surgem no mancal de deslizamento devido a rotação e as cargas exercidas pelos eixos sobre os alojamentos que os contém. O mancal de deslizamento pode ser radial quando a carga suportada pelo mesmo é perpendicular ao eixo e axiais quando a carga a ser contrastada é no sentido do eixo do mancal de deslizamento. O grande problema no mancal de deslizamento é a geração de calor por atrito que deve ser resolvido com lubrificantes líquidos que, às vezes, não podem ser utilizados por condições ambientais ou tribológicas a saber: altas cargas, altas temperaturas, altas velocidades, contaminação devido graxa ou óleos.

Como é o mancal de deslizamento da Grafimec

Nosso mancal de deslizamento utiliza, basicamente, lubrificantes sólidos para evitar o inconveniente citados acima. O mancal de deslizamento com lubrificantes sólidos pode ser radial, axial ou placa de desgaste. O mancal de deslizamento do sistema SIM compõe-se de uma matriz metálica onde recessos são usinados e preenchidos com lubrificantes sólidos específicos para cada aplicação. Esses recessos programados por computação devem cobrir de 25 a 35% da superfície de atrito do mancal de deslizamento.

mancal de deslizamento Grafimec que é produzido em metal polímero (tipo DU), em polímeros autolubrificantes (Vesconite e Vesconite Hilube) e, a última e mais revolucionária adição ao mancal de deslizamento Grafimec, o Graficomp que numa matriz epoxi reforçada com fibras artificiais são colocados nano lubrificantes - grafite, PTFE, MoS₂ e BN, entre outros.

Aplicação do mancal de deslizamento da Grafimec

  • Uso de mancal de deslizamento em máquinas de lingotamento contínuo
  • Uso de mancal de deslizamento para colunas de moldes de estampar
  • Uso de mancal de deslizamento para extratores de machos em moldes plásticos
  • Uso de mancal de deslizamento para colunas das placas móveis de injetores
  • Uso de mancal de deslizamento das faces de laminadores a frio ou quente
  • Uso de mancal de deslizamento das guias de prensas de sucata
  • Uso de mancal de deslizamento para eixo de bomba tipo turbina

Para saber mais sobre Mancal de deslizamento entre em contato através do telefone (19) 3542-4346.

Entre em contato também preenchendo o formulário abaixo:


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0